INVENTÁRIO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
As estimativas de poluentes atmosféricos são de fundamental importância para o planejamento da qualidade do ar.
Na elaboração do inventário de fontes, conseguimos estimar as emissões de varias fontes, mesmo antes da operação incluindo caldeiras, fornalhas, fornos , torres de resfriamento, veículos, estradas, pilhas de armazenamento, lagoas de tratamento e processos industriais.
O serviço de inventário de fontes inclui:
fatores de emissões específicos;
modelagem do transporte de poluentes
mapeamento das emissões em relação a área
inventários de gases de efeito estufa (GEE)
Fazemos análise e interpretação de dados ambientais, meteorológicos e inventário de fontes de emissões atmosféricas. Este inventário permite uma quantificação das emissões dos poluentes e é utilizado para estimar os impactos causados.
Nele são identificadas todas as fontes com potencial para produzir alterações significativas na qualidade do ar, o que permite a instalação, ou melhoria, de sistemas de controle de poluição.
As fontes com baixo potencial de impacto são também identificadas, com isso, se justifica, ou não, a necessidade de monitoramento.
GEE - GASES DE EFEITO ESTUFA
É a totalização das emissões e processos de redução de GEE, respectivamente por fontes e processos antrópicos, O inventário de GEE elaborado segundo metodologia apropriada abrangendo um determinado período de tempo.
Emissões de escopo 1
São as emissões liberadas para a atmosfera como resultado direto das operações da própria empresa. Todos os combustíveis que produzem emissões de gases de efeito estufa devem ser incluídos no escopo 1 ( caldeiras e veículos).
Emissões de escopo 2
São as emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia.
Emissões de escopo 3
São todas as emissões indiretas não incluídas no escopo 2 que ocorrem na cadeia de valor da empresa tanto a montante como a jusante, bem como o deslocamento de funcionários e viagens de negócios, além da destinação e tratamentos dos resíduos gerados nas operações.
POLUENTES TOXICOS DO AR
SSSS
EMISSÕES FUGITIVAS
Quantificação e o monitoramento dessas emissões com o mapeamento de emissões fugitivas de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), através do mapeamento de processo produtivo e rede de transporte de produtos;
Identificação de fontes pontuais, e não pontuais, múltiplas;
Medição de VOC e mapeamento das emissões atmosféricas fugitivas resultando no Relatório de Emissões Fugitivas e inventário de emissões.
Complexos químicos e petroquímicos são constituídos de um grande número de unidades de processos, e tanques, interligados por sistema de tubulações, bombas, válvulas e outros equipamentos que são fontes potenciais de emissões fugitivas.
As emissões fugitivas, provenientes de plantas industriais, resultam em perdas de materiais com impacto para o ambiente e a sociedade.
Precisa de uma consulta ou orçamento?
Próximo | Home | Anterior